notícia Cápsula com Césio-137 é roubada de laboratório na Argentina; governo emite alerta 25-06-2026 Cápsula com Césio-137 é roubada de laboratório na Argentina; governo emite alerta

 

O roubo de uma cápsula com Césio-137 em um laboratório na Argentina acendeu um alerta nacional e mobilizou autoridades de segurança e órgãos reguladores. O material radioativo, utilizado em procedimentos de calibração médica, desapareceu de um instituto localizado em Rosário, na província de Santa Fé, levando o governo a emitir alerta devido à natureza sensível da substância.

 

Segundo informações das autoridades argentinas, a cápsula estava armazenada em uma instalação na região central de Rosário, dentro de um recipiente com blindagem de chumbo, projetado para evitar a liberação de radiação. O desaparecimento foi percebido quando técnicos tentaram acessar o material para a calibração de equipamentos de medicina nuclear e constataram que ele não estava no local.

 

A Autoridade Regulatória Nuclear (ARN) informou que a fonte radioativa era utilizada para verificar o funcionamento de aparelhos especializados. A última utilização registrada ocorreu poucos dias antes da constatação do sumiço. Diante do desaparecimento, o governo argentino emitiu um alerta nacional e ativou protocolos de emergência. A ARN acionou o Sistema de Intervenção em Emergências Radiológicas (SIER) e comunicou diferentes órgãos, incluindo a Agência Federal de Emergências e a divisão especializada da Polícia Federal.