O roubo de uma cápsula com Césio-137 em um laboratório na
Argentina acendeu um alerta nacional e mobilizou autoridades de segurança e
órgãos reguladores. O material radioativo, utilizado em procedimentos de
calibração médica, desapareceu de um instituto localizado em Rosário, na
província de Santa Fé, levando o governo a emitir alerta devido à natureza
sensível da substância.
Segundo informações das autoridades argentinas, a cápsula estava
armazenada em uma instalação na região central de Rosário, dentro de um
recipiente com blindagem de chumbo, projetado para evitar a liberação de
radiação. O desaparecimento foi percebido quando técnicos tentaram acessar o
material para a calibração de equipamentos de medicina nuclear e constataram
que ele não estava no local.
A Autoridade Regulatória Nuclear (ARN) informou que a fonte
radioativa era utilizada para verificar o funcionamento de aparelhos
especializados. A última utilização registrada ocorreu poucos dias antes da
constatação do sumiço. Diante do desaparecimento, o governo argentino emitiu um
alerta nacional e ativou protocolos de emergência. A ARN acionou o Sistema de
Intervenção em Emergências Radiológicas (SIER) e comunicou diferentes órgãos,
incluindo a Agência Federal de Emergências e a divisão especializada da Polícia
Federal.