A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deixou o Brasil após ser condenada à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A situação da parlamentar ganhou ainda mais repercussão após ela confirmar que está nos Estados Unidos e que pretende seguir para a Itália, país onde tem cidadania. A saída do país aconteceu poucos dias depois da decisão do STF, que a condenou a 10 anos de prisão.
Zambelli afirmou que a decisão de ir embora é uma forma de “resistência” contra o que ela chama de “ditadura, censura e falta de liberdade” no Brasil. Ela também declarou que pretende fazer denúncias em Cortes da Europa, passando por Portugal, Espanha, Itália e França.
A deputada do PL foi condenada pelo STF a dez anos de prisão, mas ainda recorre por meio dos embargos de declaração. Apesar da pena, a única punição automática até agora é a inelegibilidade por oito anos, contados a partir dos fatos que levaram à condenação, em 2022, quando ela foi envolvida na inserção de documentos falsos no sistema do CNJ.