Uma operação contra suspeitos de tráfico de anfetamina,
droga conhecida como ‘rebite’, cumpre 88 mandados – 24 de prisão preventiva, 4
de prisão temporária e 60 de busca e apreensão – em Goiás, Tocantins, Bahia e
São Paulo. Os investigados, de acordo com o Ministério Público (MP-GO), atuam
com produção e distribuição da droga. As ordens judiciais são executadas nesta
terça-feira (10/12) por agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao
Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As ações foram desencadeadas em 12 municípios dos quatro
mencionados estados: Goiânia, Goianira, Trindade, Anápolis, Ceres, Mara Rosa,
Campinorte, Uruaçu, Porangatu (GO), Talismã (TO), Luiz Eduardo Magalhães (BA) e
Salto (SP). Até o momento, o MP confirmou que um dos mandados de prisão foi
cumprido em uma unidade prisional de Nova Crixas (GO).
A operação contou com a participação de 268 Policiais
Rodoviários Federais e 96 integrantes do Ministério Público Estadual, incluindo
26 Promotores de Justiça. Cães farejadores também foram utilizados para
auxiliar nas buscas por entorpecentes.
As investigações revelaram uma complexa estrutura criminosa
que atuava em diversos estados. A organização criminosa utilizava empresas e
contas bancárias para movimentar milhões de reais, adquiridos com a venda das
drogas sintéticas.
O dinheiro era utilizado para a compra de insumos para a
produção das drogas, como produtos químicos, máquinas e blisters, além de ser
lavado por meio da aquisição de bens como veículos, imóveis e criptoativos.