Em alusão ao Dia Mundial do Rim, lembrado na segunda
quinta-feira do mês de março, com objetivo disseminar informações sobre as
doenças renais, a Policlínica Estadual de Goianésia realizou, nos dias 12, 13 e
14 março, atividades educativas com pacientes e colaboradores para abordar o
tema.
A equipe do setor de hemodiálise da unidade explicou que a
Doença Renal Crônica (DRC) é uma diminuição lenta e progressiva da capacidade
dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. “A prevenção das doenças
renais crônicas está diretamente relacionada a estilos e condições de vida das
pessoas, tratar e controlar os fatores de risco como diabetes, hipertensão,
obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de
prevenir doenças renais”, comentou
O objetivo das atividades da Semana do Rim foi aumentar a
conscientização sobre a importância de garantir a equidade do acesso ao
tratamento apropriado para as pessoas que vivem com doença renal, para melhorar
a qualidade de vida e retardar a progressão da doença. A necessidade de abordar
a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.
A equipe multiprofissional destacou com os pacientes a
importância de ter uma dieta equilibrada, seguindo as orientações da equipe, em
especial da nutricionista. Além disso, reforçaram sobre a necessidade da
prática de atividade física e a busca por ajuda psicológica para o
enfrentamento da doença.
Para finalizar as atividades da Semana Mundial do Rim, a
Policlínica de Goianésia realizou com os pacientes do setor de hemodiálise uma
atividade de humanização com de musicoterapia Musicoterapia. A música
influencia o corpo e a mente através de sons e notas musicais, aquecendo e
alentando os corações em momentos de tristeza e também em momentos de alegrias.
A qualidade de vida do doente renal crônico está interligada
com o seu estado emocional, que frequentemente se apresenta alterado, por
manifestações de tristeza, em alguns casos ansiedade e depressão. Vale
ressaltar que muitos deles tem o diagnóstico de outras comorbidades. “Nosso
intuito foi contribuir para o bem-estar dos pacientes, proporcionando um
momento agradável, acolhedor, relaxante e com reflexão”, explicou a equipe da
Policlínica de Goianésia.