O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência
à Saúde (SCIRAS) da Policlínica Estadual de Goiás realizou uma qualificação
para a equipe de higienização a respeito da importância da higiene das mãos.
“A pele é a primeira barreira física de proteção do corpo de
agentes biológicos oportunísticos presentes no ambiente. Por estar exposta
diretamente a esses agentes, é fundamental estabelecer uma rotina de
higienização e antissepsia do nosso principal veículo de transmissão de
doenças: as mãos”, explicou a enfermeira do SCIRAS, Amanda Medeiros dos Santos.
Segundo a enfermeira, em serviços de saúde é comum a
cobrança da higienização das mãos, que se for realizada com o uso de produtos
de higiene adequados e técnica correta, garante uma maior biossegurança tanto
para usuários, quanto para colaboradores.
O cuidado com a higienização das mãos voltado para a equipe
da higiene e limpeza dos serviços de saúde é um assunto pertinente à saúde
ocupacional, pois apesar desse grupo não fazer parte da equipe assistencial de
saúde, entra em contato com superfícies e ambientes frequentados pelos
pacientes atendidos na unidade”, comentou.
A qualificação abordou ainda sobre quando realizar a
higienização com preparação alcoólica e quando realizar a lavagem das mãos com
água e sabão. Além disso, foi alinhando com a líder do Serviço de Higienização
e Limpeza (SHL), Maria Rosa de Moraes, a padronização das cores de luva para os
banheiros para que não sejam utilizadas em outros ambientes e levem
microrganismos de um ambiente para o outro. O treinamento foi finalizado com a
entrega de novas luvas e orientações sobre o uso, além de espaço para tirar
dúvidas e sugerir melhorias.