Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 deverão desenvolver um texto sobre o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A proposta, anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), convida os candidatos a refletirem sobre os desafios e oportunidades relacionados ao envelhecimento da população no Brasil.
A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e deve apresentar reflexão crítica, argumentos fundamentados e proposta de intervenção sobre o problema abordado. Para auxiliar os participantes, o exame fornece textos motivadores, que servem de ponto de partida para a elaboração das ideias.
O Enem 2025 é aplicado neste e no próximo domingo, 9 e 16 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal, com mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Cada redação passará por dois avaliadores, que atribuirão notas de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências avaliadas. A soma das notas pode alcançar até 1000 pontos, e a média aritmética entre as notas dos dois avaliadores será a pontuação final do participante.
Entre os casos que resultam em nota zero, estão fuga total ao tema; textos com até sete linhas; trechos desconexos ou desrespeitosos; descumprimento da estrutura dissertativo-argumentativa; desrespeito à seriedade do exame.